Jaleco Feminino Odontologia

Por que uma profissional da odontologia precisa usar jaleco?

 

O jaleco usado pelos médicos, dentistas e outros profissionais da saúde, são vistos como praticamente um uniforme e se tornaram marca registrada dos profissionais da medicina em geral.

Na odontologia, muitas vezes os profissionais preferem usar jalecos coloridos, embora mantenham os tons claros, de modelos diferentes, ou até mesmo optam por não usar jalecos.

Existem muitas profissionais que acreditam que usar roupas comuns ou jalecos de cores diferentes, saindo do tradicional branco, trazem certa leveza e descontração ao ambiente de trabalho, consequentemente deixando seus pacientes mais a vontade.

Com essa percepção, muitas têm aderido à moda de não utilizar o jaleco de odontologia.

Porém, o jaleco tem uma importância muito grande em diversos sentidos e as mulheres profissionais da odontologia que usam o jalecos tendem a ter maior sucesso em seu trabalho, pois  equilibram o profissionalismo e o limpeza que demonstram através da vestimenta.

Sabendo então que o jaleco de odontologia tem grande relevância quando o assunto é saúde e boa impressão, ele não deve ser dispensado de maneira nenhuma.

Portanto, você, mulher que é profissional odontológica e tem dúvida sobre os motivos para usar ou não jaleco em seu ambiente de trabalho, precisa se atentar às vantagens.

Você sabe qual a importância de se usar um jaleco de odontologia?

Não existe uma norma específica sobre modelo, cor ou tecido dos jalecos que devem ser usados no atendimento clínico, porém é necessário usar jaleco, pois ajuda a prevenir a contaminação por agentes infecciosos.

Por causa disso, é recomendado que os profissionais de saúde adotem medidas de Biossegurança, sendo o jaleco uma delas.

As profissionais da odontologia são totalmente livres para usarem jalecos diferentes, desde que usem. Como tem se difundido cada vez mais a moda dos jalecos customizados, já não é mais nenhum segredo que a maioria prefere.

Além da questão da saúde, o uso dos jalecos odontológicos ajuda a criar uma personalidade à profissional da saúde e transmite muito mais confiança do que se a mulher estivesse usando uma roupa comum.

Usar jaleco de odontologia também é uma questão de praticidade. A roupa não pode ser um impedimento para a profissão, criando desconforto à mulher. Com o uso do jaleco, as mulheres passam mais confiança a seus pacientes e se sentem mais confortáveis no dia a dia do trabalho.

Quais as vantagens de utilizar um jaleco de odontologia…

Com o uso do jaleco pelas profissionais da odontologia, os pacientes se sentem mais seguros, o que garante uma melhor qualidade no atendimento. Demonstrar profissionalismo vai muito além da aparência, no entanto, em conjunto com um bom atendimento, é o ponto chave.

Mulheres que atendem seus pacientes usando jalecos também tendem a passar uma imagem de mais higiênicas e profissionais.

Usar o jaleco, em conjunto com os demais EPI's no consultório odontológico, previne as chamadas infecções cruzadas, que são doenças passadas de pessoa para pessoa. A saliva é um meio de contaminação e está muito presente nessa profissão.

 Além disso, o ambiente odontológico é uma região altamente contaminada por bactérias presentes na boca dos pacientes e nas mãos dos próprios profissionais.

Tendo isso em vista, é necessário, durante o contato físico, ter alguma barreira para proteger a ambos. O jaleco é apenas uma dessas barreiras, de uso indispensável por sua utilidade clara de proteção, uma vez como equipamento de segurança.

Quais são os cuidados que se deve ter com um jaleco de odontologia?

Como o jaleco de odontologia é uma peça de segurança, mais especificamente um equipamento de proteção individual, é preciso que alguns cuidados especiais sejam levados em consideração.

Não sendo uma roupa comum, as precauções concernentes ao seu uso precisam ser constantes e invariáveis.

Ao usar um jaleco de odontologia…

É importante não usar o jaleco por mais de um dia sem lavar. Devido ao contato direto com os pacientes, a roupa é exposta a um grande número de bactérias que se acumulam na peça e são muito prejudiciais à saúde.

O ideal é que tenha dois, até três jalecos, evitando ao máximo repeti-los sem lavar. É também muito importante tirá-lo quando for ao banheiro, outras áreas do local de trabalho e na rua.

O jaleco deve ter mangas longas e punhos justos. Mesmo que possa ser desconfortável, é importante que nunca suba as mangas do jaleco, para evitar que os braços fiquem expostos.

Ao tirar o jaleco de odontologia…

Como os cuidados anteriores ao usar o jaleco de odontologia, ao tirá-lo do corpo também é preciso que algumas medidas sejam tomadas para evitar contaminação e riscos à saúde.

Veja a seguir algumas dicas:

  • Guardar separadamente das outras roupas comuns do dia a dia para evitar contaminação;
  • Ter um porta jaleco, que serve para proteger e garantir a durabilidade da peça;
  • Lavar separadamente de outras roupas;
  • Utilizar sabão neutro para evitar cheiros fortes na roupa;
  • Esterilizar na hora da lavagem.

 

Outras informações sobre o jaleco de odontologia…

Por ser um item indispensável para dentistas, que estará sempre presente em sua profissão, o jaleco de odontologia pode ser personalizado de forma diferente para aumentar sua eficiência e proporcionar segurança às mulheres que usam.

Além de todas as vantagens que um jaleco tem, ele também pode levar informações sobre o dentista. Pode conter nome, telefone para contato, e-mail, entre outras.

Ele também pode ser personalizado, pode ser feito para ser sob medida e assim não causar desconforto à profissional. Pode ser substituído, do tradicional modelo unissex, para uma peça mais feminina, bonita e descontraída.

Hoje em dia, há diversos modelos, cores e tecidos de jalecos, que ainda são EPI's, mas são bem mais bonitos e confortáveis.

Você deveria ler isso, se é uma profissional da odontologia…

Pelo que foi falado até aqui, podemos concluir que é muito mais vantajoso utilizar o jaleco de odontologia, tanto pela construção do caráter profissional, quanto para a preservação da saúde dos pacientes e dentistas.

Sabendo que o jaleco ainda é uma peça  indispensável no âmbito clínica, não se deve deixar de usá-lo. Tendo isso em mente, você deve adquirir o seu, caso não tenha, e garantir a boa manutenção se você já tem um, para prevenir doenças.