Jaleco Feminino Branco

Qual a importância do jaleco branco para uma profissional da saúde?

O uso do jaleco branco vai muito além de uma vestimenta comum ou sua aparência, apesar de também ser importante nesse sentido, tendo uma relevância indispensável para os profissionais que o utilizam.

Sabe-se que a  função do uso do jaleco branco por profissionais da saúde  é evitar o risco de contaminação por bactérias aos pacientes e a si próprios.

Por conta disso, o jaleco deve estar sempre limpo e a cor branca ajuda a demonstrar o nível de limpeza do profissional e do estabelecimento, por isso é a mais utilizada. Além do mais, o branco significa pureza e limpeza, o que transmite ao paciente uma sensação de segurança.

Depois de ver essas vantagens, é fácil perceber o porque você precisa passar confiança ao seu paciente, principalmente você, mulher, que muitas vezes pode ser criticada se é capaz em exercer sua profissão.

Você sabe o porquê do uso de um jaleco branco?

Nem sempre os jalecos brancos foram marcas dos profissionais da saúde. Na verdade, durante a Idade Média, quanto mais sujo o jaleco de um médico fosse, mais eficiente significaria que ele era. Além disso, o jaleco usado era escuro, completamente o oposto do atual.

No entanto, atualmente se sabe que a limpeza é uma condição simplesmente indispensável para trabalhar como um profissional da saúde.

Apesar de a maioria dos microrganismos causadores de doenças serem invisíveis a olho nu, a cor do jaleco deixa claro para as pessoas que a profissional está limpo.

Por isso, o jaleco branco veio a se tornar, aos poucos, uma vestimenta indispensável para as profissionais da saúde em diversos aspectos.

Benefícios em utilizar o jaleco branco...

Os jalecos brancos também servem para proteger o corpo contra acidentes químicos, físicos e biológicos, servindo como uma espécie de barreira corporal.

Seja por higiene, por tradição ou proteção, algumas profissões exigem o uso da vestimenta branca, principalmente entre as profissionais da saúde. Mas só podem ser utilizados no ambiente de trabalho.

Também tende a passar uma impressão de profissionalismo e seriedade da médica, dentista, enfermeira, veterinária etc. Sendo assim, é muito mais vantajoso utilizá-lo no ambiente de trabalho.

Por que não usar o jaleco branco fora do trabalho?

Com o passar do tempo e a popularização do jaleco branco para profissionais da saúde, usá-lo também passou a significar status e charme para alguns. A partir de então, as pessoas começaram a usá-lo fora do ambiente de trabalho, indo a restaurantes, lanchonetes e até mesmo fumando enquanto usavam, sem refletir nos diversos riscos que isso traria.

Entretanto, há inúmeras desvantagens em se fazer isso. A primeira delas é o risco de contaminação da roupa com bactérias da rua e assim passar para os pacientes. Há também o risco da própria profissional passar, para as pessoas da rua, bactérias presentes em seu jaleco adquiridas nos hospitais ou clínicas.

Mas não há necessidade alguma de usar essa roupa de proteção na rua e deve tomar cuidado para não fazer isso, em circunstância alguma, além de existir uma lei que proíbe que isso seja feito.

Como o jaleco interfere na relação com o paciente?

É importante ressaltar que o jaleco influencia diretamente na relação entre a expectativa e satisfação dos pacientes em relação à profissional.

Apesar de haver quem se sinta desconfortável e até mesmo ansioso pela presença do jaleco branco, há também quem se sinta mais seguro e inclusive tenha uma aversão a outros tipos de vestimentas por esses profissionais.

Além disso, existem as pessoas que se sentem perturbadas com cores de roupas ou jalecos escuros durante o atendimento, podendo até mesmo ter alteração da pressão sanguínea, última coisa que é recomendada em situações de tratamento de saúde de qualquer tipo.

Quais os requisitos ao utilizar um jaleco branco?

Seu principal objetivo ainda é proporcionar segurança não só para o paciente, como também para a própria profissional. Portanto, aqui vão alguns requisitos ao utilizar um jaleco branco:

  • Só podem ser usados estritamente como instrumento de proteção pessoal;
  • Devem ser constantemente higienizados, de maneira distinta a que se higieniza uma peça de roupa comum;
  • O jaleco deve ser confortável e do mesmo tamanho do profissional que o veste;
  • O jaleco deve ser o mais simples possível, sem muitos bolsos ou enfeites, para não transformar a roupa em um reservatório de microrganismos.

Quais cuidados necessários com um jaleco branco que um profissional deve ter?

Como já foi falado, o jaleco não pode ser lavado como se lava roupas comuns, até mesmo pelo motivo de não ser uma roupa comum. Mas, afinal de contas, como se lava um jaleco branco?

Ao lavar um jaleco branco...

É indispensável manter uma boa higienização, que é o que impede a entrada de germes, para evitar contaminação.

Ter cuidados especiais com seu jaleco deve acompanhar qualquer profissional da saúde, para não retirar os benefícios que ele traz e também para ter sua duração prolongada.

Acima de tudo, deve-se primeiro pensar no paciente. Não colocar produtos com cheiros fortes é o primeiro passo a se dar, já que poderia trazer transtornos aos pacientes ao sentir o cheiro.

É preciso que não seja lavado com roupas comuns, para não passar bactérias para elas e que, de preferência, seja lavado à mão, com sabão neutro. Jalecos precisam ser lavados, no mínimo, uma vez por semana, mas pode ser higienizado por mais vezes.

Ao guardar um jaleco branco...

Assim como os demais procedimentos a serem tomados com o jaleco, ao guardar também não seria diferente. Alguns cuidados especiais têm de ser tomados, para que ele não acabe por ter o efeito contrário em vez de proteger e não traga riscos à saúde.

Veja a seguir algumas dicas:

  • Para guardá-lo, é necessário que seja dobrado ao avesso dentro de um saco plástico, para isolá-lo;
  • Nunca se deve transportar um jaleco fora de um ambiente protegido, pois eles podem acabar se contaminando no caminho;
  • É importante também sempre ter mais de um jaleco, para o caso de algum imprevisto.

Se você é uma profissional da saúde, deveria ler isso...

Até aqui chegamos à conclusão de que a utilização de um jaleco branco é fundamental tanto para sua integridade moral quanto ao seu profissionalismo.

Como o uso do jaleco ainda é indispensável para as profissionais da saúde, recomendo que você adquira esse acessório, se já o tiver, não esqueça em ter um reserva para possíveis imprevistos.